quarta-feira, 12 de maio de 2010

VACA VIRGEM

Saí de casa com a missão de comprar uma sandália para minha mãe. Tinha que ser muito confortável, ela tem diabetes e deve evitar de todo modo machucar os pés. Pra quem não sabe, esse probleminha - ela não gosta que chamem de doença - provoca uma grande sensibilidade, à flor da pele mesmo. Tem que usar roupas leves, sapatos confortáveis, enfim, nada que provoque irritação, muito menos ferimentos.
Entrei numa loja decidida a encontrar uma sandália bem macia e gostosinha para ela. Um senhorzinho sorridente mas um tanto atrapalhado me atendeu. Expliquei a ele exatamente o que queria, que minha mãe tem diabetes, etc. etc. e etc.
- Qual o número? - pergunta ele.
- Trinta e quatro - respondo.
- Com esse número só temos para crianças.
- Mas ela é uma senhora e calça 34.
- Não sei se temos nesse número para adultos.
- Se o senhor puder procurar, eu agradeço - haja paciência!
Com um pouquinho de boa vontade ele vasculhou e achou.
- Temos este modelo aqui - o senhorzinho levou-me até a vitrine e me mostrou duas sandálias do tipo que eu queria. Uma era preta, a outra bege.
Pedi a ele que buscasse uma para eu ver de perto e sentir a textura.
Enquanto ele sumia no depósito, saquei o celular e liguei para casa, inquirindo minha mãe sobre a cor de sua preferência. No momento em que falava com ela, o senhorzinho voltou, trazendo consigo uma sandália preta.
- Só tem esta - foi logo dizendo.
- Ah, a senhora prefere a bege? - disse eu ao telefone.
- Diga a ela que foi feita com couro de vaca virgem - diz o homenzinho.
- Mãe, só tem a preta.
- Foi feita com couro de vaca virgem.
- Pode ser a preta, então? Está bem, tchau!
- Couro de vaca virgem, altíssima qualidade - repetia ele, ignorando a existência da sociedade protetora dos animais.
Como nem sempre sou politicamente correta, comprei a sandália, não sem uma certa culpa. Coitada da vaca, além de lhe tirarem o couro, ainda morre virgem - pensei.
Mas que diferença faz pro calçado se a vaca deu ou não? Começo a suspeitar que essa sandália tão fofinha foi feita com a puríssima e honestíssima genitália da vaca. Será? Melhor ocultar da minha mãe esse detalhe sórdido.

(São Luís, abr/2008)

4 comentários:

  1. Dupla crueldade com a vaca, com certeza, mas tomara que pelo menos tenham sido bons para os pés da tua mãe. Olha, tem uma casa de calçados de tamanhos espciais aquí em SP, mais famosa por tamanhos grandes, mas tinha pequenos tb, chama Casa Eurico e vende pela internet de um jeito seguro: www.eurico.com.br

    ResponderExcluir
  2. Creio que toda genitália de vaca é preta, portanto não poderia ter bege, só se o couro fosse tingido.

    ResponderExcluir
  3. Haha... bem lembrado, João Carlos! Ou foi tingido ou eu fui enganada! rs

    ResponderExcluir